31 de janeiro de 2014

Projeto JRimum no GitHub

Depois do Octal em Java agora voltamos para anunciar o JRimum no Octocat, ou melhor, no GitHub:


A migração de código já foi realizada há alguns meses e a conta do JRimum, nossa, nem se fala,  acreditem, ela foi criada em 2011; e sendo mais preciso ainda, foi no dia 10 de Junho. Coincidência ou não, isso foi logo após o último release "oficial" do projeto em 2011/04/15.

O que estou querendo dizer é que pretendíamos fazer várias melhorias há muito tempo, mas que por vários motivos não foi possível.

Desde lá, muita coisa passou e mudou,  inclusive eu :-), falo mais dessas mudanças "aqui no meu blog". Mas eu e meus colegas Rômulo e Misael, os 3 principais desenvolvedores do projeto, ficamos muito contentes em saber que o projeto agradou tantos os desenvolvedores e as empresas e concordamos que o projeto não poderia parar sob hipótese alguma, então esse tempo todo mantivemos pelo menos o suporte respondendo o pessoal no grupo.

Agora estamos entrando realmente em uma nova fase, bom, pelo menos posso falar que, para mim é uma outra fase :-) e para começar com o pé direto, gostaríamos de anunciar os planos do projeto e convidá-los para participar do desenvolvimento das próximas versões.

Teremos mais detalhes sobre o desenvolvimento e releases na próxima semana.

Colabore conosco no JRimum-Community

16 comentários:

  1. O projeto realmente é bacana, já nos ajudou e muito na nossa empresa.

    Acho q o projeto pode buscar apoio financeiro, um botão doação para pode usar isso para cobrir custos e até pagar horas de desenvolvimento.

    Faço o comentário porque sou a favor disso e tb com certeza vou colaborar. Além disso podemos buscar outros tipos de apoios.

    O projeto está consolidado e tem impacto direto em vária empresas.

    Tb me coloco a disposição para colaborar.

    Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner,

      Muito boa essa ideia, já coloquei um botão do pagseguro aí no lado direito :-)

      Realmente, domínio, hospedagem e outros custos.. nós que arcamos com tudo até o momento, mas ficamos bastante contentes com sua iniciativa.

      Além da doação, estamos buscando um modelo sustentável para o desenvolvimento, não tenho certeza, você é o Wagner Coelho que está em nosso grupo? Vamos trocar uma ideia por email?

      Excluir
    2. Olá Gilmar.

      Eu te mandei um email este dias, sobre boleto da caixa.

      Vamos conversar sim sobre o assunto, tenho interesse em colaborar com o projeto nesta parte de torná-lo sutentável, além de ter interesse que o projeto vá para frente e se consolide, quero colocar em práticas algumas coisas que conheço para buscar estes fundos e ver a concepção de um modelo colaborativo, opensource e viável.

      Meu login no google é wagmattei, vou te mandar um email confirmando, neste momento.

      T+

      Wagner

      Excluir
  2. Fala Moçada, queria saber se o projeto ainda esta de pé, no site não consigo baixar nada!

    ResponderExcluir
  3. Fala Eli, tá sim. No caso o site estava fora do ar?
    Acessei aqui e está tudo normal. Dá uma olhada:
    http://www.jrimum.org/jrimum/wiki/Projeto/Download#RELEASES

    Abração.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, Alguém tem o manual do padrão de arrecadação pela caixa no seguimento 9, para montar o CAMPO LIVRE

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amigos.
    GisGostabd saber se o projeto continua ou se esta paralisado?

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos. O projeto continua! Nos últimos anos não teve muitas atualizações, por falta de tempo meu e dos meus companheiros de projeto (Gilmar e Rômulo), por ser um projeto maduro e facilmente configurável para novas realidades (Ex: novos bancos, novos campos livres, personalização do boleto) e por ter uma comunidade que se ajuda bastante. Tá precisando de alguma ajuda? Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo ótimo projeto de vocês. Estou montando um campo livre personalizado devido a minha necessidade de imprimir boletos na carteira 104 do Santander (que atualmente não é suportada pela biblioteca). Vocês tem algum exemplo de como implementar isso? Pois não sei onde incluir esse campo livre personalizado. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá Dani, tudo bom?

    Aqui temos um exemplo de como implementar um novo campo livre:
    https://github.com/jrimum/bopepo/blob/0.2-Helio/src/examples/java/org/jrimum/bopepo/exemplo/CampoLivreJRimumBank.java

    E aqui um exemplo deste campo livre sendo utilizado:
    https://github.com/jrimum/bopepo/blob/0.2-Helio/src/examples/java/org/jrimum/bopepo/exemplo/MeuPrimeiroBoletoBancoNaoSuportado.java

    Dani, depois que implementar e homologar, você pode contribuir com o projeto nos passando esse campo livre para ser suportado nativamente pelo Bopepo, ok?

    Se precisar de mais alguma ajuda é só avisar,
    Um abraço.

    misaelbarreto@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Misael, muito obrigada pela ajuda, funcionou corretamente. Na verdade, o campo livre da carteira 104 tem o mesmo formato da 101, precisei fazê-lo personalizado porque quando rodo com a carteira 104 ele apresenta a msg de carteira não suportada(pelo que vi no código da biblioteca, não existe esse código de carteira no arquivo CLBancoSantander). Acredito que para a biblioteca Bopepo suportar nativamente, seria somente acrescentá-la nesse arquivo CLBancoSantander. Obrigada!

      Excluir
  9. Show dw bola Dani. Faz assim entao, quando tu homologar os boletos junto com o Santander me avisa que eu faço o ajuste no Bopepo, beleza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Misael! Homologamos a carteira 104 (COBRANÇA SIMPLES ELETRÔNICA COM REGISTRO) do Santander utilizando a biblioteca e deu tudo certo. Como eu te disse anteriormente, o formato é o mesmo da 101, então acredito que é só acrescentar esse código no arquivo CLBancoSantander. Obrigada!

      Excluir
  10. Olá Dani. Show de bola. Vamos adicionar então. Muito obrigado pelo retorno. Precisando estamos aí! ;)

    ResponderExcluir